Como aumentar suas vendas para empresas?


Você que trabalha no B2B (negócios com outras empresas), já deve ter notado que, em algum momento, suas vendas ficam instáveis ou até mesmo não conseguem mais suportar o crescimento do negócio.


Isso porque, de princípio, você vende para empresas do seu círculo de contato, assim suas vendas tendem a crescer organicamente através do “boca-a-boca”” (Inbound marketing). Essas primeiras empresas-clientes são chamadas de Early adopters, que são justamente aquelas ligadas a amigos, familiares ou a entusiastas de sua idéia.


Ocorre que, como já dito, as vendas tendem a estagnar após estas primeiras adesões. Diante desta barreira, surge a oportunidade de iniciar com uma “ máquina de vendas”.


No livro “ Receita Previsível”, o autor Aaron Ross explora alguns conceitos que provavelmente vocês já ouviram falar:

  • Prospects : são possíveis clientes que você ainda não fez contato;

  • Leads : são pessoas que demonstram algum interesse no seu produto ou serviço.

Do conceito acima e da necessidade de expansão nas vendas, fica fácil perceber que devemos partir para o outbound marketing, trata-se da busca ativa de novos clientes. Mas como fazer isso de forma escalável?

Existem muitas formas, mas neste post vamos explorar 2 ferramentas poderosas para tal:

  • Geradores de leads;

  • CRM’s.

Como geradores de leads aqui utilizamos o conceito de softwares de outbound marketing que fazem o trabalho pesado da prospecção e deixam a “molezinha” da venda para você. Tratam-se de sistemas que automatizam o prospecto de leads, através de buscas e aplicações que disparam emails para seus possíveis clientes. Como exemplos podemos citar o Ramper e o Email Hunter.


Por CRM tem-se um sistema de gestão de suas vendas, é um verdadeiro “canivete suíço” das vendas, lá se gerencia todo o histórico dos seus clientes, todas as vendas, todas as propostas, toda a sua agenda, todos os seus emails, tudo que você possa imaginar. Super indicamos dois CRM’s: Pipedrive e o brasileiro Agendor.


NÓS ESTAMOS NO SEC. XXI, não tem como fazer b2b sem CRM, desculpem-nos a franqueza. Sobre geradores de leads, deve-se avaliar bem a necessidade, já que muitas empresas não trabalham com e mails coorporativos ou linkedin!


Dito isto, boas vendas!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square