Como engajar minha equipe em um novo projeto?

Há uma parábola no mundos dos negócios que conta o seguinte:
“Certo dia a galinha propôs sociedade ao porco, num empreendimento chamado : “Bacon e Ovos”, pelo que o porco prontamente negou. Isso porque, segundo o suíno, ele estaria comprometido com o negócio, ao passo que, a galinha estaria apenas envolvida. “
Não! Não queremos que nossa equipe dê a vida literalmente em nossos projetos, mas trata-se de uma alegoria para demonstrar que a busca é pelo comprometimento e não somente pelo envolvimento.
Mas como conseguir o grau desejado de comprometimento da equipe?
Em que pese não exista manual definitivo para isso (como não existe para nada), devemos recorrer aos bons exemplos de quem já fez e alcançou resultados.
Em o “Poder do hábito”, o autor Charles DuHigg nos diz que, para que as pessoas façam recorrentemente alguma coisa, são necessários três elementos :
Uma deixa;
Uma rotina;
Uma recompensa.
Neste contexto, ilustra com o case da ALCOA (companhia de aluminio dos EUA). A dita empresa contava com um alto número de acidentes de trabalho (deixa), assim, o Executivo Paul O’neil, criou um sistema no qual o gerente responsável pelo setor deveria entregar ao presidente um relatório pormenorizado do acidente ocorrido, juntamente com o tratamento adequado, de forma que o mesmo nunca mais ocorresse (rotina), somente se agissem assim, os gerentes teriam acesso às promoções (recompensa).
Dessa forma, a nova sistemática tornou a empresa uma das mais seguras no mundo para se trabalhar, como também impactou a performance financeira, sendo que no período de 10 anos após a implementação, as ações da empresa subiram mais de 200%.
Nota-se que neste caso a recompensa foi financeira, mas há outros exemplos em que a recompensa não se dá necessariamente pelo estímulo do dinheiro. Vamos refletir o porquê de escovarmos os dentes:
Acordamos com aquele bafo de “macaco morto a paulada” (deixa), daí escovamos os dentes (rotina) e sentimos aquela sensação de frescor e limpeza na boca ( recompensa).
Trata-se de um método poderoso e validado de implementação de novos projetos, bastando adaptar os elementos descritos acima a realidade da sua empresa, faça o teste!