Como tirar sua idéia do papel?

Você já teve uma ideia e aquela sensação que poderia ficar rico com ela? Acredite, muitas pessoas já tiveram a ideia de um “uber” ou de um “airbnb”. Você mesmo já deve ter percebido que alguém está ganhando muito dinheiro com uma ideia que teve há muito tempo atrás. Isso porque, ideias não valem nada sem serem executadas, ideias sem execução não possuem valor nenhum!
Isso acabou hoje! Se o que você precisava era de uma permissão para sonhar e executar seu projeto, TOMA, aqui está, vamos ajudar você a tirar sua ideia do papel.
ETAPA 1 - VALIDANDO O PROBLEMA
Todo e qualquer negócio começa com a proposta de resolver um problema do mercado, “dores” que os nossos possíveis clientes possuem e que pagariam para saná-las. Note-se que devemos focar no problema do cliente, não no nosso, ou naquilo que aparenta ser um problema do mercado. Então, se você tem uma ideia que, supostamente, resolve um problema do mercado, desapaixone-se dela! Vá para a rua, converse com pessoas, teste seu problema, saiba se as pessoas também veem isso como um.
Trata-se de validar o problema, converse com o maior número de pessoas e registre suas respostas sobre seus questionamentos, ao final você terá um valioso banco de dados que lhe auxiliará em projetar a solução para o problema encontrado e agora validado.
Bom, se você já tem um problema validado, vamos passar para a próxima etapa, se ainda não possui, repita esta etapa.
ETAPA 2 - VALIDANDO A SOLUÇÃO
Agora que você já sabe a “dor” do cliente, vamos descobrir como tratá-la. Geralmente a ideia começa por aqui, já partimos da solução, contudo, ao validarmos o problema, descobrimos que a solução que tinhamos projetado não era tão boa assim, que necessita ser mudada ou aprimorada. Trata-se de o que chamamos de “pivotar”. Pivotar é, deixando o cliente como centro das atenções, mudar a direção para que se chegue na solução do seu problema.
Você projetou uma solução ok? Hora de voltar pra rua! Vamos validar a solução, utilizando de procedimento parecido com a etapa anterior, entreviste o maior número de pessoas possíveis para que elas digam o que acham sobre a solução proposta. Assim como na etapa anterior, evite sugestionar as pessoas, não as induza a uma resposta.
Aqui é importante perguntar se elas estariam dispostas a pagar por essa solução e quanto, além de pesquisar o que os seus concorrentes oferecem como solução.
ETAPA 3 - FAZENDO UM MVP
Fazendo o que? Isso! um MVP ( Minimum Viable Product ou produto mínimo viável). Trata-se do momento de testar seu produto ou serviço no mercado. Neste momento é importante perceber que devemos trabalhar com custo zero ou um custo muito pequeno, vamos fazer um projeto piloto, apresentar o nosso produto às pessoas para que elas utilizem-no.
Se possível, Cobre! Ainda que seja um valor pequeno, demonstra tanto ao cliente, como a um futuro investidor, que você precificou seu produto e vai fazer dinheiro com isso.
Ainda não é o momento de se preocupar com softwares avançados, parafernalhas técnicas, O PRODUTO NÃO ESTÁ ACABADO! O easy taxi, por exemplo, começou com seu fundador, Tallis Gomes, unindo, de forma manual, passageiros e taxistas, utilizando-se de emails, telefone, etc.
ETAPA 4 - APRESENTE SEU PRODUTO Á COMUNIDADE
A utilização do termo comunidade é proposital, nenhum produto começou sendo apresentado ao mundo todo de uma única só vez, ainda que seu produto ou serviço possua escala global, comece por uma cidade, região ou até mesmo um bairro, mas comece.
FERRAMENTAS QUE PODEM LHE AJUDAR
Google forms : você já deve ter respondido a algum, utilize-o para validar seu problema e sua solução, o link pode ser enviado por whats app, email, etc. A melhor parte é que os resultados já voltam tabulados para você.
CANVA : é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios,é uma ferramenta poderosa para construir a solução e o MVP.
Google docs e Google sheets: tratam-se de editores de texto e planilhas (tal qual word e excel) online. São formas bem bacanas de trabalhar em equipe já que são alteradas e visualizadas pelos membros com acesso em tempo real.
LIVROS QUE PODEM LHE AJUDAR
Startup enxuta - Erick Ries;
Startup: manual do empreendedor - Steve Blanck;
A Startup de 100 dólares - Chris Guillebeau;
Sprint - Jake Knapp
Dito tudo isto, lembre-se: a ferramenta mais importante de todas é a sua equipe, teste, faça uma imersão de 1 ou 2 dias com pessoas engajadas e veja a mágica acontecer!