Estar ocupado não quer dizer que você é produtivo

“Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não realizar seus projetos, somente os desocupados teriam sucesso. ”
Flávio Augusto da Silva
A maioria das pessoas acham que estarem ocupadas é um grande privilégio. Vivem sem tempo para nada: não têm tempo para fazer uma caminhada no final da tarde, para andar de bicicleta com o filho, ou mesmo para sentar à mesa e almoçar com a família para falar das miudezas da vida.
Bem, isso se deve em grande parte ao modelo de trabalho convencional adotado pelas empresas, em que trabalhar 8 horas por dia quer dizer que você é produtivo. Dessa forma, as pessoas, talvez inconscientemente, dizem estarem ocupadas como uma forma de se mostrarem produtivas. Mas não é bem assim! Definitivamente, ocupação não é sinônimo de produtividade.
Devemos ter a consciência de que o nosso dia tem 24 horas, isso mesmo, apenas 24 horas para que possamos fazer todas as coisas que desejamos. Assim, a grande chave mestra está na administração do seu tempo, em saber como usar o seu tempo de forma que lhe traga realmente resultados positivos.
Existem alguns hábitos que podemos adotar como forma de otimizar o nosso tempo. Já ouviu falar na Lei de Pareto? Esta lei, ou regra, ou ainda princípio 80/20 como preferem alguns teóricos, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906. Em suma, a lei afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Pareto identificou que aproximadamente 80% da terra na Itália pertencia a 20% da população. Ele desenvolveu o princípio ao observar que, em seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas. Foi observado, ainda, que esta constatação socioeconômica revelou posteriormente a mesma proporção da distribuição de riquezas em diversos países e a relação foi utilizada também em outras áreas.
Por exemplo: aproximadamente 80% da fortuna do mundo concentra-se nas mãos de 20% das pessoas; 80% das vendas de uma empresa provém de 20% dos clientes. 80% da utilização feita pelo idioma inglês abrange apenas 20% de seu vocabulário, ao passo que mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por apenas 20% dos cientistas, apesar de variar, mas dificilmente fogem a proporção 80/20.
Você deve estar se perguntando por que estou falando desta lei de Pareto. Justamente por que ela pode ser aplicada perfeitamente na hora de planejar e gerir o seu tempo.
Na gestão do seu tempo, o ideal é que se mantenha o foco nas coisas mais importantes, de acordo com a lei, 1/5 do tempo de um dia de trabalho, que deve representar as tarefas mais importantes, provavelmente vai produzir 4/5 dos resultados. Resumindo, foque nas atividades que realmente importam e que tenham maior relevância.
Na prática, sugerimos que logo no início do dia, faça uma lista com as suas prioridades e tarefas mais relevantes, as que precisam de mais atenção e que te dará mais resultado, direcione o seu foco a elas. Ao final do dia, revise a sua lista e a execução das suas ações e avalie. Com isso, conseguirá ser mais produtivo e se livrar daquelas preocupações que te paralisam e tendem a baixar a sua produtividade.
Em síntese, por mais que você tenha inúmeras coisas a serem resolvidas, não se desespere, o seu dia tem 24 horas, saiba que de 10 tarefas que você tem que executar, apenas duas são mais relevantes e irá te gerar mais resultados.
Então, trabalhe menos e produza mais!
Bons focos!